11 98407-8251 / 11 99927-2484 [email protected]

Wabi-sabi representa uma abrangente visão de mundo à japonesa, uma abordagem estética centrada no belo que é “imperfeito, impermanente e incompleto.

É um conceito derivado dos ensinamentos budistas.

“Wabi” remete ao que é rústico e “sabi” remonta ao tempo e de como ele traz marcas, que têm sua beleza.

As características estéticas do wabi-sabi incluem assimetria, aspereza (rugosidade ou irregularidade), a simplicidade, a economia, a austeridade, a modéstia, a intimidade e a valorização da integridade ingênua de objetos e processos naturais.

Elementos orgânicos

Utilizar madeira, formatos irregulares, flores, animais, e tudo o que remete ao que há de mais vivo e mutável é regra geral do estilo decorativo.

Elementos rústicos

rusticidade é um forte componente deste estilo oriental de decoração, que privilegia o natural. Peças em estado bruto, como madeira e pedras, com cortes grosseiros e feitos à mão e ricos em imperfeições são qualidades valiosíssimas no modo wabi-sabi de decorar.

Nem sempre as marcas do tempo precisam ser ignoradas ou apagadas.

Tons de terra

No estilo wabi-sabi remeter ao que há de mais orgânico e natural é a proposta principal. Tons terrosos no ambiente que remetam ao solo cria um clima bastante particular e contribui para que você utilize o tom sobre tom.

Além de tons terrosos, a predominância de cores claras no estilo wabi-sabi favorece que os ambientes simulem a pureza de ambientes naturais.

Iluminação

A luz natural e a produzida por fogo, como as velas, precisam ser bem utilizadas no estilo wabi-sabi. Se o ambiente tem janelas, pode deixá-las abertas para a luz entrar e invadir o espaço por onde ela alcançar. A luz produzida por velas, colocadas em pontos estratégicos da casa, como próximo à cama e onde a luz natural não alcança, trará um efeito diferenciado no ambiente.

A cerâmica

A decoração com cerâmica tem uma particularidade incontestável dentro da decoração seguindo o estilo wabi-sabi.

Entender que o modesto e o simples são, por si só, completos — o que os torna únicos.

Fonte: Anlunas